Notícia no Jornal Público (24/6/22)
Uma traquitana para um jornal mais participado e que promova a aproximação das comunidades escolares
Queremos uma TRAQUITANA que permita AFIXAR os trabalhos dos alunos DENTRO da escola e VIAJE ATÉ AO EXTERIOR DA ESCOLA: queremos uma COISA MÓVEL.
Como chegámos ao desenho da Traquitana?
Desliza para a direita para ver todas as propostas.
Após várias reuniões, votações, participações de muitas crianças e alguns adultos, chegámos aqui:
E os nossos desenhos finais que incorporam quase todas as ideias que discutimos
Algumas perguntas e possíveis repostas….
Para onde vai a “Traquitana”?
Preferencialmente para as escolas de Santa Clara e Horta das Figueiras onde este grupo nasceu. Mas a traquitana estará disponível para todas as escolas/comunidades que a solicitem.
Quem construiu a Traquitana?
Os amigos do Alandroal Manuel Fontainhas Frazão o Grande . Grandes artistas do ferro e de outras coisas. Gostam de construir engenhocas.
De quem será a traquitana?
De quem a estiver a usar! Todos e nenhum.
O modelo da traquitana poderá ser copiado?
Claro que sim. Se funcionar para nós, pode funcionar para todos!
Ao desenhar/construir a traquitana, que cuidados tivemos?
Que fosse segura, facilmente transportável (desmontável). Que fosse divertida.
É 100% segura?
O que é 100% seguro? Sobre o tema, podem consultar a Declaração de UBUD-HOOR (clicar na imagem para ter acesso à Declaração na íntegra)
Esta ideia foi trabalhada durante mais de uma semana entre adultos e crianças. Houve dias que tivemos duas reuniões por dia. O que nos motivou foi a possibilidade de concorrer a um prémio . E ganhámos?
Não ganhámos. Aliás, ninguém ganhou. Mas ganhámos o tempo e o sonho que dedicámos a trabalhar na proposta. E conseguimos concretizar o “sonho”. Não é um grande prémio?
Mas que concurso foi esse afinal?
A Universidade do Porto promoveu um concurso na área do design ao qual concorreremos. O mote: “O Poder do Design: Restabelecer o Convívio de Proximidade durante e após a Covid-19”. Este é o o desafio que nos lançaram: “Em busca de ideias de design que sejam simples, mas brilhantes, e apoiem o restabelecimento do convívio físico de proximidade.”E nós achamos que a Traquitana cumpre isso!
Quem tem particpou neste projeto até agora (jan. 22)?
Cerca de 15 crianças, a maioria da Escola de Santa de Clara. Mas também já participaram crianças de outras escolas…
Os desenhos de alguns participantes:
O nosso amigo Manel Fontainhas, construtor de coisas estrambólicas!
O amigo Grande Frazão que anda sempre bem acompanhado e desenha ainda melhor!
Joaquim Tavares, provavelmente o designer mais paciente do mundo!
Fernando Moital que percebe muito de pistas de ervas e nunca almoça sozinho.
Porquê traquitana? O que quer dizer tra-qui-tana?
Porque gostámos do nome! E porque aquilo ques fizemos tem a ver um pouco com o significado da palavra.
1. Carruagem de quatro rodas, para duas pessoas, com cortinas de couro por diante (ex.: rodou a traquitana e saiu do terreiro aos solavancos).
2. [Informal] Carro desconjuntado e reles (ex.: o pneu da traquitana furou). = CALHAMBEQUE, CARANGUEJOLA, CARRIPANA
3. [Informal] Coisa de pouco valor (ex.: a loja vende todo o tipo de traquitanas). = BAGATELA, BUGIGANGA
“traquitana”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/traquitana
PROJETO TRAQUITANA (texto com que concorremos)
A Comunidade Escolar Severim é um colectivo informal que envolve encarregados de educação, professores, alunos, funcionários, famílias e todos os que querem bem às escolas A (1º Ciclo) e B (2º e 3º ciclos).
Já desenvolvemos muitas atividades na escola. Entre elas organizámos umas eleições na escola (projecto distinguido a nível nacional em 2020) e o Jornal X (1º prémio de jornais escolares em 2020 na sua categoria). Com este prémio, veio maior responsabilidade e dinheiro que nos estimula a fazer mais e melhor.
E foi precisamente este prémio que nos levou à ideia da Traquitana. A Traquitana é um objeto ser. É único e democrático, pela livre expressão em si exibida, e é expoente porque fortalece todas as vontades, todos os ideais, todas as habilidades da comunidade.
É um equipamento que suporta todos os trabalhos das crianças/jovens (jornal, trabalhos de artes visuais, projetos científicos), capaz de viajar até aos exteriores das escolas e entre elas, que mostra os contributos de todos e que permite, em concomitância, que aqueles que vêem e lêem os trabalhos afixados possam expressar as suas opiniões/gostos. Queremos que a Traquitana receba também as participações daqueles que estão à porta da escola (encarregados de educação, irmãos, avós).
O design que apresentamos é já resultado de vários encontros: é um produto colectivo que tentou conciliar as propostas de crianças e adultos que criaram e discutiram juntos (online) intensamente o Projecto Traquitana durante as duas semanas de pausa escolar motivadas pela situação de pandemia em Janeiro e Fevereiro.
A portabilidade, funcionalidade, transportabilidade, custo e segurança do equipamento foram outras condicionantes que tivemos em consideração.
A gestão do equipamento será feita por um “comité” formado por alunos, professores, mães, pais, pessoas da comunidade. A Traquitana é aquilo que somos enquanto comunidade.
Quanto custou a Traquitana e como foi paga?
A Traquitana custou 490 € + IVA. Demorou cerca de 2 semanas a ser construída. Os materiais custaram cerca de 200€ e o restante foi para pagar (parte) do trabalho dos serralheiros Manuel e Frazão. Este dinheiro teve origem no prémio do Jornal Público (2000€) que ganhámos em 2020 com o jornal Horta das Notícias.
Próximos passos?
Com a ajuda das crianças, fazer o manual de (des)montagem da Traquitana.
E, melhor ainda: PROMOVER COMUNIDADE!